sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Trânsito volta ao normal após cinco dias de caos.


Raphael Bittencourt
Fotos: Marco Antonio Oliveira


Após dias de superlotação e congestionamentos pelo centro de Nova Iguaçu, causados pelas atrativas promoções dos Supermercados Guanabara, que comemora 61 anos em 2011, o trânsito voltou a normalidade nesta quinta-feira. As promoções começaram no último sábado, dia em que o supermercado recebeu um grande número de clientes.
Diversas ruas do centro, como a Coronel Francisco Soares, Marechal Floriano Peixoto e a Avenida Governador Portela, ficaram totalmente engarrafadas. Com o estacionamento do supermercado lotado, muitos motoristas tiveram que procurar estacionamentos alternativos e vários estacionaram seus veículos em locais proibidos.
As promoções do supermercado têm feito a alegria dos clientes e, por outro lado, causado grandes transtornos. Em Niterói, por exemplo, o secretário de segurança pública da cidade ordenou o fechamento das portas do supermercado devido ao grande congestionamento que chegou à Ponte Rio-Niterói na última terça-feira.
O Jornal de Hoje esteve no Guanabara e tentou entrevista com o sub-gerente da casa, José de Arimatéia, que não pôde atender a equipe devido ao grande volume de trabalho. 
Artistas denunciam desmandos na cultura em Nova Iguaçu.

Diego Valdevino
dvaldevino@gmail.com
Fotos: Marco Antônio Oliveira



Os artistas de Nova Iguaçu não estão nem um pouco satisfeitos com as recentes decisões do secretário municipal de cultura e turismo, Anderson Ávila, o Batata. Ontem a tarde, dois deles estiveram na redação do Jornal de Hoje e fizeram a denúncia. O ator e produtor Marcelo Borghi e a cantora Fernanda Morais, mostraram bastante indignação com a pintura dos afrescos de branco do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, além do afastamento do historiador Ney Alberto, da Casa e da artista Silvia Regina. Batata ainda teria exonerado outro artista, Tiago Costa, um dos organizadores do Encontrarte.
Na noite da última quarta-feira, o grupo de atores e de segmentos culturais de Nova Iguaçu marcaram uma reunião com o poder público, mas não apareceu ninguém do governo, apenas um integrante do conselho de cultura. Agora eles preparam um manifesto para ser entregue à prefeita e ao próprio secretario.
“Comecei um movimento no facebook para mostrar os abusos de poder praticado pelo secretário Anderson Batata. Ele mandou pintar de branco os afrescos do Espaço Cultural Sylvio Monteiro, que tinham sido restaurados da casa original. Essa atitude teria acontecido no dia 27 de setembro, segundo o conselheiro Marcelo França. Essa pintura é contra a constituição e o patrimônio da cidade. O secretário ainda afastou o historiador Ney Alberto e uma artista, além de exonerar o Tiago Costa. Estou indignada e faço parte desta causa”, disse Fernanda Morais. 
De acordo com Marcelo Borghi, o secretário municipal Anderson Batata, está errando ao deixar de fora a classe artística das decisões da parte cultural da cidade. “Quero deixar claro que não estamos pedindo a saída do secretário, apenas que ele incentive a cultura e os artistas da cidade. O busto do padre João Mush foi pichado e o busto do Hélcio Chambarelli sumiu, e com isso o secretário não se preocupou. A classe artística está magoada e oprimida com o descaso do governo atual e anterior”, comentou Borghi. 

Secretário nega pintura 

O secretário Anderson Batata se manifestou sobre o assunto e se defendeu das acusações. Ele afirmou que não mandou pintar os afrescos do Espaço Cultural e que apenas reformou a sala do historiador Ney Alberto. “Apenas o desloquei para uma outra sala. Não o afastei. A Silvia Regina foi requisitada para ser secretária adjunta da Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência e o Tiago Costa foi exonerado. Contratamos dois profissionais de teatro, entre eles o ator e fundado do Teatro Arcádia de Nova Iguaçu, Celso Mosciaro. Estou à disposição para receber qualquer artista da cidade que queira discutir política pública”, contou Batata.
Para ele, as denúncias são frutos de uma disputa política na cidade. Batata ainda afirmou que vai lançar na próxima segunda-feira, uma escola popular de arte. “Além disso, pedimos o tombamento da Casa de Cultura de Nova Iguaçu”, finalizou.

Venho por voces!!!

Para diminuir as diferenças!!

Sou um homem criado em Nova Iguaçu, mas precisamente no Bairro Caiçara, envolvido na politica através de meu pai (Sr º Pernambuco) desde minha adolescência, pude ver o crescimento do bairro a cada ano que se passou e hoje ao contrario do que se esperava vejo o bairro regredir a cada dia, isso me motivou a querer representar o povo de forma que pudesse ter voz por isso busco a oportunidades e crio essa iniciativa convencido de que estou vindo por vocês. Quem me conhece sabe que sou persistente, diante de um obstáculo crio estratégia, a fim de enfrentar um desafio e superar os obstáculos. Sou um homem de palavra, assumo responsabilidades pessoais me dedico sempre para atingir metas e objetivos, sou comprometido. Busco encontram maneiras de fazer as coisas melhor e mais rápidas. Hoje estou aqui disposto a correr riscos, avaliar alternativas, estabelecer metas e objetivos que são desafiantes e que têm um significado pessoal. Eu quero definir com vocês metas de longo prazo, claras e específicas. Estabelecer objetivos de curto prazo e mensuráveis. Busco através da comunidade informações e quero me dedicar pessoalmente a solucionar os problemas assim relacionados, planejando e dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos.
Constantemente, revisaremos os planos, levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais. Utilizaremos estratégias deliberadas para influenciar ou persuadir os outros.
Hoje sou independência e autoconfiante. Mantenho meu ponto de vista, mesmo diante de oposição ou resultados inicialmente desanimadores. E assim expressarei confiança na minha própria capacidade de complementar uma tarefa difícil ou de ter que enfrentar um desafio. Com muito orgulho peço a oportunidade de poder representar vocês.
Um abraço,
Juninho da Posse.

APOSTE EM EXERCÍCIOS PARA A SAÚDE DO SEU CORAÇÃO

Para garantir um coração saudável, os médicos recomendam um remédio milagroso, movimentar o corpo. Quando fazemos exercícios regularmente, o coração trabalha com mais eficiência e sem ter que fazer tanto esforço. O sangue flui melhor e as artérias e vasos ficam mais flexíveis e saudáveis. Tudo isso previne o risco de doenças cardiovasculares, como infarto, colesterol alto, derrame e hipertensão.

"Enquanto uma pessoa sedentária tem de 80 a 100 batimentos por minuto, uma pessoa condicionada está entre 60 e 70 batimentos por minuto", explica o professor de educação física Paulo Mazzeu, da academia Competition, de São Paulo. Pode parecer pouco, mas essa melhora na eficiência diminui em 40% o risco de complicações cardiovasculares.

Para favorecer o sistema cardiovascular, os exercícios precisam elevar a frequência cardíaca. "É o caso da caminhada, da bicicleta, da natação, corrida, aulas de step e jump fit", recomenda Paulo Mazzeu. Confira, a seguir, por que essas atividades fazem tão bem ao músculo vital e quais as variações de treino que favorecem a saúde cardiovascular.

Você não precisa passar duas horas na academia todos os dias para proteger o coração. Mesmo pequenas quantidades de atividade física podem reduzir o risco de doença cardíaca, diz um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Harvard (EUA).

Segundo a pesquisa, praticar 150 minutos - o equivalente a duas horas e meia - de exercícios por semana diminui o risco de doença cardíaca em 14%. Essa porcentagem aumenta de acordo com a quantidade de exercícios praticados.

"O mais importante é que faça com regularidade, pois seus efeitos benéficos não são mediatos, mas, sim, a médio e longo prazo", explica o cardiologista Cláudio Baptista, da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE).